Aconteceu  no ultimo dia 10 de agosto , no sindicato patronal dos produtores rurais de Belmonte o 1° Fóruma  de Planejamento do Turismo de Belmonte, momento que pela 1ª vez a população junto com o SEBRAE e Prefeitura de Belmonte tiveram a oportunidade de planejamento os seguimentos turísticos da cidade, dentro dos reais anseios da população.

O grupo de Flautas Doce Lar da Menina , da Associação Lar da menina abriu o evento com uma belissimamente apresentação que sob a regência do Maestro Roberto Lima emocionou a todos.

O evento contou com a presença do Prefeito Janival , que destacou  a importância do planejamento para alcançar metas e que dará todo apoio necessário para o desenvolvimento das ações que venham fortalecer o turismo em Belmonte.

O Secretário de Cultura e Turismo, Herculano Assis, contextualizou a importância do planejamento estratégico como um processo que visa alcançar a excelência institucional e estabelecer uma maior interlocução com a comunidade e com o setor produtivo.

“Nós precisamos gerenciar bem nossos recursos e gerar bons resultados. E é esse o objetivo desse momento: dar voz à sociedade e ao setor produtivo, para que possamos direcionar nossas ações  para resgatar  e valorizar nossa cultura ”. 

O consultor do SEBRAE e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Fernando Amaral, explicou a diferença entre o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento . “O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão muito mais poderosa que o Plano de Desenvolvimento. Enquanto o Plano de Desenvolvimento é um documento muito voltado para as questões acadêmicas, o Planejamento Estratégico traça ações e metas que vão conduzir o turismo a um novo patamar”.