A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação intensiva de exames de endoscopia no município. A iniciativa, que aconteceu no Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas no último dia 26/04, atendeu 30 pacientes atendidos pela rede municipal de saúde que estavam esperando pelo procedimento.

WhatsApp Image 2018-04-27 at 10.21.13 AM (1)

O Secretário de Saúde, Tárcio Andrade, explicou que a endoscopia digestiva alta, frequentemente chamada apenas de endoscopia, é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esófago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado). O mesmo ainda colocou que o objetivo principal do mutirão foi agilizar o atendimento aos pacientes que estavam na fila de espera. Tárcio ainda afirmou que uma nova ação será realizada até que se garanta atendimento a todas as pessoas que precisarem.

WhatsApp Image 2018-04-27 at 10.21.13 AM

O Prefeito Janival Borges também falou sobre o mutirão de endoscopia e revelou que a estratégia se tornou necessária para solucionar o problema da demanda reprimida do setor. ” Muitas pessoas chegam diariamente precisando do exame que está cada vez mais difícil marcar nos municípios onde temos pactuação. Então,optei por autorizar o procedimento custeado pelos recursos próprios do município porque os pacientes não podem ficar aguardando a resolução desses gargalos existentes no Sistema Único de Saúde.” – Finalizou o Prefeito Janival Borges.