Não há dúvida de que a presença feminina na política brasileira é pequena diante de sua enorme presença na vida econômica e social do país, principalmente nos últimos anos. Só pra termos uma ideia em quase 1/4 das câmaras de vereadores, não há sequer uma mulher eleita. Mas este cenário de baixa representatividade feminina nestas eleições municipais será diferente e os partidos têm o desafio de eleger ao menos uma vereadora em cada município brasileiro.
 
Pensando numa forma de poder ampliar esse cenário de maior representatividade feminina na politica belmontense o Jornal de Belmonte começará a divulgar um pouquinho do perfil de algumas pré-candidatas que poderão fazer história no município. E a nossa primeira pré-candidata é Thyara Melgaço.
 
Moradora de Santa Maria Eterna a jovem disará pela segunda vez por uma vaga no legislativo e escolheu novamente apoiar a legenda do ex-prefeito Iêdo Elias.  No ultimo pleito teve 189 votos e vem para esta nova disa com mais confiança e maturidade. A jovem pré-candidata é  muito popular no Distrito devido a sua participação em projetos sociais e ao modo como se posiciona de maneira sempre atuante e crítica na defesa de demandas que visam o melhor para sua comunidade. 
 
“A política é uma forma de decidir questões relevantes da sociedade e a mulher precisa ocupar cada dia mais esse espaço. Cada uma de nós possuímos esse perfil nato de um olhar sensível e cuidadoso, e, será justamente essas características femininas que irei explorar. Esse olhar diferenciado sobre as políticas públicas, a legislação e outras decisões acerca de nossa cidade será essencial para que essa representação seja feita corretamente. Vamos quebrar esse  tabu que mulher não vota em mulher” comentou Thyara.
 
Já ficou curioso pra saber quem será a nossa próxima pré-candidata que irá aparecer aqui? Fica tranquilo caro leitor que semana que vem tem mais.