A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realiza, nesta quinta-feira (21), a primeira audiência pública para licitação das obras da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.

Conduzida pelo secretário estadual da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e com a presença do vice-governador João Leão e do secretario da Casa Civil Bruno Dauster, a audiência pública deve ser a última antes do começo das construções do empreendimento.

“A ponte é uma realidade em construção no momento em que realizamos essa audiência pública”, exaltou o secretário da Casa Civil Bruno Dauster. 

A gestão estadual tem expectativa de lançar a licitação da ponte até o fim do ano e iniciar a construção até o início do próximo.

Em discurso, o vice-governador João Leão disse que a arrecadação do sistema rodoviário, que inclui a ponte, deve aumentar a arrecadação do Estado em até R$ 30 bilhões.

“Estamos rescrevendo a história da Bahia”, bradou. “Vamos transformar Itaparica e Vera Cruz em duas das mais belas cidades do mundo”, disse Leão .

O vice-governador também declarou que a demora para o início do projeto se deu para que todas as preocupações fossem ouvidas. “Foram mais de 100 audiências públicas em Salvador, Itaparica e em outros lugares”, garantiu.

Uma das preocupações externadas seria a de que a ponte poderia trazer problemas de mobilidade e de trânsito para os municípios da Ilha de Itaparica.

“Vamos construir uma via expressa para caminhões não passarem pelas cidades. A ideia é também levar a duplicação de estradas até Valença”, explicou Leão.

No processo de audiência pública quadros da Seinfra apresentarão o processo e ouvirão as últimas considerações antes daquele que, se espera, seja o ponta pé inicial para a construção do projeto.