Agentes de Combates às endemias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte recebem novos KITS de trabalho - BelMonte Noticias

Agentes de Combates às endemias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte recebem novos KITS de trabalho

16/02/2019 às 10:54 | Assessoria Cabrália Notícias

Agentes de Combates às endemias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte recebem novos KITS de trabalho

Em ação conjunta com o Ministério da Saúde, Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Seguro, ocorreu na tarde de quinta-feira, 14/02, no Centro de Cultura, a solenidade oficial de entrega  dos novos KITS de trabalho oferecidos aos 105 agentes de combate às endemias, lotados em Porto Seguro, 22 novos materiais aos profissionais que integram o município de Santa Cruz Cabrália e 20 equipamentos para as equipes que compõem a cidade de Belmonte.
O objetivo do evento é ampliar, ainda mais, a valorização dos profissionais que desenvolvem importante trabalho de prevenção e controle ao aedes aegypti, vetor responsável por transmitir  a dengue, zika vírus e chikungunya, visando  pror mais qualidade aos serviços de vigilância epidemiológica ofertados à população do extremo sul da Bahia.
 
 Autoridades presentes
Para a composição da mesa diretiva, o relevante encontro foi prestigiado pela presença da prefeita Cláudia Oliveira, do secretário de saúde, Kerrys Ruas, da presidente da câmara de vereadores, Ariana Prates, contando também com a participação da promotora de justiça, Dra. Lair Faria Azevedo, do secretário de saúde de Belmonte, Tarcio Andrade Lapa, secretario de saúde de Santa Cruz Cabrália, Bruno América Fonseca Pessoa, do coordenador do PNCD (Programa Nacional de combate a Dengue) e Referencia Técnica das Arboviroses, base Eunapolis, José Carlos Nascimento Batista, coordenadora do Núcleo Regional do Extremo Sul, Liziane Bomfim e o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde, Tobias Albino dos Santos.
"Agradeço todo empenho e comprometimento do secretário de saúde do estado, Dr Fábio Vilas Boas,  do Governador Rui Costa, junto a Prefeitura de Porto Seguro e as cidades de Santa Cruz de Cabrália e Belmonte, por viabilizar parcerias que têm, de modo expressivo, contribuído para o avanço do SUS na Bahia. Reitero aqui, como forma de reconhecimento e gratidão, a importância indispensável do trabalho dos agentes de combate às endemias, profissionais que contribuem de forma significativa para a melhoria da saúde da população, prondo a mobilização social no contínuo combate aos criadouros, além de efetivar a orientação educativa sobre as práticas preventivas das arboviroses", afirma a prefeita Cláudia Oliveira.
 
Progressão Vertical assinada
Durante o evento, a prefeita Cláudia Oliveira assinou documento que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e remuneração dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, autorizando a progressão vertical desses servidores.
 
Programação
Dentre as atividades realizadas, destaque para assinatura do termo de responsabilidade sobre o recebimento dos KITS de trabalho. Na oportunidade, a Referência Técnica das Arboviroses-Base Eunapólis, José Nivaldo dos Santos, ministrou palestra  enfatizando a "evolução do programa de endemias desde a sua implantação". Em seguida, a equipe de educação popular em saúde, de Porto Seguro, coordenada por Rosana Goés, apresentou peça lúdica sobre os trabalhos desenvolvidos pelos agentes de combate às endemias. Para finalizar a solenidade, as autoridades foram convidadas para  entregar os Kits de trabalho aos agentes de endemias, dos respectivos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.  Entre os itens que compõem os novos KITS, constam: bolsa, lanterna, pipeta de vidro, espelho, escala, lixa, picadeira, pesca larva, alongador de  cano e demais equipamentos.