Belmonte, famosa por sua belezas naturais e históricas,  com uma culinária bem típica da região baiana,  de um clima agradável, próprio de cidade de interior, cidade pacata, de gente de sorriso sincero no rosto. É por este e tantos outros motivos que muitas pessoas tem deixado as "grandes cidades" e tem optados por desfrutar de lugares como este, considerado como  "pequeno paraíso", um lugar chamado Belmonte.
E nessa lista dos que decidiram trocar as grandes cidades para viverem aqui em nosso município, pois se apaixonaram a primeira vista por ele, de maneira tal que vai além de apenas ter uma casa "aqui" ou apenas de passar férias.
Nossa redação hoje inicia uma série de reportagem "Apaixonados por Belgas" vai contar histórias de pessoas vindas de outras cidades que se encantaram com a nossa terra e decidiram aqui viver e contribuir de maneira significativa para o crescimento do município e de sua gente.
E nosso primeiro homenageado é Alfredo Aberceb, natural da cidade de Salvador-BA, funcionário concursado pelo Estado da Secretaria de Segurança da Bahia desde 1990, filho único  do senhor Alfredo Aberceb(Auditor Fiscal) e da Senhora Marlene Aberceb(Diretora do Museu da Bahia). Casado com a Senhora Arnubia Aberceb e pai de três filhas.
Desde 2011 que Alfredo e sua esposa começaram a residir em Belmonte. "Foi impossível não se encantar por esta cidade, por esse clima tão único e gente tão carismática e prestativa como os belmontenses", comentou Alfredo.
Durante esses anos residindo, trabalhando na nossa cidade, se engajou em projetos sociais e sempre se mostrou prestativo em relação ao próximo. Na área política se aliou a Iêdo Elias e concorreu as eleições de 2016, sendo eleito.
Alfredo hoje , vereador com honroso acento na Câmara Municipal de Belmonte, tem se destacado principalmente por suas ações frente a segurança do município, inclusive vem fazendo um belíssimo trabalho  através das suas indicações, ofícios e demais serviços de modo a garantir o bem estar da população.