Outubro é um mês dedicado à sensibilização da importância da prevenção do câncer de mama, pelo movimento conhecido internacionalmente como Outubro Rosa. Em Barrolândia, as unidades de saúde do distrito prepararam  programação durante todo o mês,  envolvendo diversas  atividades.
É importante lembrar que o cuidado com a Saúde da Mulher deve ser feito durante todo o ano. Como é um trabalho contínuo, em outubro, o foco é a sensibilização e mobilização para prevenção da doença.
Para prevenir o câncer de mama, as mulheres são orientadas a realizar o autoexame a fim de identificar estágios iniciais da doença, assim como proceder o exame por profissionais de saúde.
Informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama não tem uma causa única. Sabe-se que fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos estão relacionados ao risco de desenvolver a doença.
A campanha que intensifica as ações durante todo mês de outubro, busca alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, aumentando as chances de cura quando detectados a tempo. O secretário de Saúde, Tárcio Lapa, disse que o município dispõe de toda estrutura necessária para o trabalho preventivo. "Em Belmonte não temos limite de vagas para marcação do exame da mamografia, o que torna a prevenção algo fácil e rápido. Críticas se reponde com trabalho. Sus é um dever nosso e direito de todos. Aqui não se faz política com SUS", disse o secretário.
O prefeito Janival Andrade, não esteve presente, mais reforçou a importância da campanha e agradeceu a todos os profissionais e entidades que levantam a bandeira da luta contra o câncer pelo auxílio ao município e que suas colaborações só trazem benefícios à sociedade.