As eleições municipais de 2020 já ocupa grande destaque nas redes sociais. Os internautas têm conduzido suas articulações em preparação aos seus pré-candidatos, do círculo político mais convencional e outros que jamais haviam disado uma eleição.
 
O cenário pré-eleitoral em Belmonte tem tendência de se dividir em três universo: 
Um é o ex-prefeito Iêdo Elias(PP), que foi eleito e reeleito sob sua gestão com índices satisfatórios de aprovação, e elegeu seu sucessor. Iêdo tem uma gama de pré-candidatos a vereadores com expressão de votos, tanto na sede como em Barrolândia, Santa Maria Eterna e Boca do Córrego.
 
O segundo é o novo, mas ainda não tem seu representante. O grupo tem feito várias reuniões e até o momento está sem definição quanto ao partido e sem nome para dar maior sustentação ao grupo, porém tem sido ansiado por muitos nas redes sociais. 
 
Por fim, o terceiro universo é o atual gestor Janival Borges (Podemos). Ele não foi eleito para o posto, era o vice de seu irmão Jânio Natal e assumiu o cargo quando o titular renunciou para continuar como parlamentar estadual.
 
Janival não tem registrado bons índices de aprovação e não vive um bom momento diante do eleitorado, mas é o atual prefeito do município.