Belmonte, a princesa do extremo sul, de todas a mais bela, de maneira que aquilo que ela tem de mais simples é sem dúvida é que ela tem de mais bonito.
Essa simplicidade que marca intensamente aqueles que a conhecem, que nos hipnotiza, que nos faz querer afincar raízes aqui pra nunca mais sair. E foi com simplicidade, simplicidade porém bonito que Belmonte comemora 128 anos de emancipação política.
Em comemoração as festividades do aniversário da cidade  logo pela manhã aconteceu o Ato Cívico no Centro Histórico com a presença do Prefeito Janival Borges,  Major Vagner Ribeiro- Sub Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Porto Seguro,  Presidente da Câmara Aelson Matos, Vereadores Secretários e a população.
Ao som da Lira Popular regida pelo Maestro Joãzinho foi executado o Hino Nacional enquanto o pavilhão era hasteado.
Em seguida a Filarmônica 15 de Setembro regida pelo Maestro João de Lila executou o Hino da Cidade de Belmonte.
Finalizando o ato cívico foi executado pelas duas Filarmônicas e acompanhado pela população os parabéns em homenagem ao aniversário da cidade.
Dando continuidade aos festejos ainda no Centro Histórico tivemos apresentações de rodas de Capoeira e continuidade da Gincana em Homenagem aos 100 anos de Zanine Caldas.
Finalizando as festividades com chave de ouro, a Secretaria de Assistência Social, através do Secretário Claudio e assessores realizaram no Esporte Clube América, Casamento Coletivo, onde os casais da Sede e dos Distritos disseram o tão esperado sim numa data tão especial e marcante quanto o aniversário da cidade.
O Prefeito Janival Borges, junto com o  Major Vagner Ribeiro - Sub Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Porto Seguro,  o Sargento  Walnir França Lapa, sub-comandante do Pelotão de Belmonte,  apresentou oficialmente os veículos, e os policiais efetivos em Belmonte
 
“É com muita alegria que comemoramos hoje os 128 anos de Emancipação Política do nosso município. Hoje é um dia de festa, de democracia. Dia de enfatizarmos que o povo fez e faz parte desse capítulo”, declarou o Prefeito Janaival Borges.