Uma cerimônia realizada na última sexta-feira (27/04) na sede da Câmara de Vereadores de Belmonte marcou a finalização e a certificação de 300 belmontenses que participaram de 08 cursos ministrados pelo Instituto Nacional de Formação Profissional (INFOP). A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Belmonte, disponibilizou 04 cursos na área de atendimento e 04 cursos na área administrativa. Foram ofertados os cursos de atendente de lojas, recepcionistas, operador de telemarketing, promotor de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de escritório, conhecimentos bancários e operador de caixa.

Os cursos foram divididos em turmas que, por sua vez, tiveram as aulas dividas nos turnos vespertino e noturno. Cada aula teve a duração de 02 horas. A iniciativa durou três dias e os trabalhos aconteceram na sede do Legislativo Belmontense que teve o salão do plenário transformado em uma sala de aula. O cursos não tiveram custo financeiro para os participantes. Apenas foi cobrada uma taxa de documentação para a confecção dos certificados. O INFOP informou que a parceria fechada com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura cobriram os custos operacionais da empresa.

Um grande número de pessoas da comunidade se fez presente na cerimônia de certificação. O Prefeito Janival Borges, que também participou do evento, colocou que se sentia muito feliz em estar ajudando na formação profissional dos belmontenses. “Conhecimento é uma riqueza especial porque ninguém tira de vocês. É o maior presente que uma pessoa pode receber. O que estamos fazendo é a diferença no futuro de cada um aqui presente porque não podemos exigir empregos de qualidade se não temos uma formação adequada para o nosso povo.” – Revelou Janival.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Aelson Matos (Calango) também se pronunciou e revelou que os tempos estão mudando e que ele queria muito que existissem eventos como esses na época em que era jovem. “No passado não tínhamos essa iniciativa em Belmonte e muitas vezes íamos para outras cidades e sofríamos porque não tínhamos formação profissional nenhuma. Também perdemos empregos bons na Veracel porque os belmontenses não tinham formação. A globalização está ai e conhecimento é tudo. Me sinto feliz em estar ajudando nessa ação que representa uma valiosa chance no mercado de trabalho para essas 3oo pessoas que participaram das aulas aqui ministradas.” – Finalizou o chefe do poder legislativo.

O INFOP ainda continua em atuação em Belmonte e agora levará os cursos de formação profissional da empresa para a população do distrito de Barrolândia. As aulas estão previstas para começar nessa quarta-feira (02/05) e as inscrições já estão abertas.