O município de Belmonte está localizado a aproximadamente 580 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia. O município tem cerca de 25 mil habitantes segundo dados do IBGE, sendo que 40% da população do município mora na zona rural.
 
Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas para se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc.
 
As rádios desempenham um papel de mediação, favorecendo democraticamente a circulação de informação e conhecimento entre os moradores das cidades. Em Belmonte a população sente a falta da radio, que animavam as pessoas há ouvirem seus programas musicais, esportivos, informativos e muita utilidade pública. Hoje, este processo foi prejudicado, pela ausência de tal suporte comunicacional que depende de regulamentação oficial. As informações hoje no município chegam as pessoas através das redes sociais e dos sites existentes na cidade. Em Barrolândia existe um veiculo de comunicação através de caixas acústicas onde o locutor anima a cidade com Prestação de Serviço, informações, Programas Músicas e Entretenimento.