Os eclipses penumbrais nada tem a ver com a Lua de Sangue. Neste caso, a Lua fura a sombra externa da Terra, sendo possível ver da Terra um leve sombreamento no seu contorno. Além disso, no meio do eclipse o nosso satélite poderá assumir uma outra coloração, bem clarinha./ Imagem de Susan Cipriano

Está previsto para hoje 5 de junho, começando às 16h45m, no horário horário de Brasilia um eclipse lunar que atingirá o ápice às 17h26m, quando a Lua será 59% imersa na sombra umbral da Terra. Sua duração é de cerca de 3 horas.

Para o Brasil, África Ocidental e boa parte da Europa, o eclipse aparecerá assim que a Lua nascer nesta noite de sexta-feira. Já o restante da África e boa parte da Ásia poderão ver o eclipse em sua totalidade.

Quando a Lua cheia surgir no céu, o eclipse já estará em andamento. O processo todo deve terminar por volta das 18 horas.

Porto Seguro e região da Costa do Descobrimento, irá acompanhar a primeira parte do fenômeno celestial.

O que são eclipses penumbrais?

Os eclipses penumbrais nada tem a ver com a Lua de Sangue. Neste caso, a Lua fura a sombra externa da Terra, sendo possível ver da Terra um leve sombreamento no seu contorno. Além disso, no meio do eclipse o nosso satélite poderá assumir uma outra coloração, bem clarinha.

da redação com informações : socientifica.com