Mesmo com chuva, os belmontenses, mostraram sua fé a São Vicente
Aconteceu na tarde da última quinta-feira (19/07) mais uma tradicional manifestação de fé cristã em Belmonte. A Procissão de São Vicente que todos os anos leva uma verdadeira multidão de fiéis pelas principais ruas da cidade.
Os festejos em homenagem a São Vicente começam logo após os de Nossa Senhora do Carmo através de um conjunto de três missas, mais conhecido como Tríduo de São Vicente que é celebrado na Igreja da Matriz onde a imagem do santo está desde o dia 16/07.
A Procissão tem por tradição ser mais longa do que a dos outros santos e passa por diversas ruas incluindo algumas localidades carentes da cidade, onde os moradores enfeitam as ruas com bandeirolas, palhas e folhagens além de muitas homenagens feitas pelo caminho.
As Filarmônica XV de Setembro e Lyra Popular de Belmonte também acompanharam a procissão e se revezavam na execução dos hinos religiosos dando um grande muito admirado pelos visitantes e moradores de Belmonte.
Existe entre os católicos uma suposta distinção, na qual N. S. do Carmo é a protetora da elite enquanto que S. Vicente o guardião dos pobres.
Mas para quem presenciou, acompanhando o novenário da Santa, percebeu que é inverídica, pois em ambas as procissões, o número de fiéis teve o mesmo quilate, confirmando ter o povo belmontense, um espírito altamente religioso, independente de quem seja o cultuado.