A Justiça Regional do Trabalho realizou nos dias 19 e 20 deste mês audiências itinerantes em Belmonte.
As audiências foram julgados pela Exma. Juíza Regional do Trabalho, Drª Andreia Schwarz Senna Moreira. A iniciativa faz parte de um projeto inédito e itinerante, onde as audiências trabalhistas acontecem fora das dependências do Tribunal, com o objetivo de democratizar a justiça levando direitos sociais ao povo das cidades de pequeno porte que tem dificuldades de se deslocor para as audiências nos grandes centros.
As audiências ocorreram na Câmara de Vereadores, com a presença do Desembargador e Conselheiro Nacional de Justiça, Dr. Valtércio Ronaldo de Oliveira. A iniciativa recebeu apoio da Presidência da Câmara de Vereadores, representada pelo seu presidente Aércio Matos (Calango), do Vereador Alfredo Aberceb e da Prefeitura Municipal de Belmonte. Encerrando a sessão trabalhista, Doutora Andrea agradeceu a presença de todos os participantes, principalmente dos advogados e do público presente, e em seguida entregou a condução das demais ordens de serviços do dia ao Presidente da Câmara.
 
 
 
Em seguida uma solenidade teve inicio no auditório da Câmara Municipal de Belmonte, por volta das 11:00Hrs, em sessão solene com entrega de Títulos de Cidadãos Belmontenses às seguintes autoridades:
Dra Andreia Schwartz, Juíza do TRT; Dr. Valtércio Ronaldo de Oliveira, Desembargador e Conselheiro Nacional do Conselho Nacional de Justiça; Dr. Moisés Damasceno, Coordenador Regional da Polícia Civil; Coronel Anacleto França, Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar; Capitão Márcio Henrique, Coordenador do CICOM; Capitão Neri, Comandante da Companhia de Belmonte.
Em posse da palavra o Prefeito Janival agradeceu a todos, em especial a Juíza Andrea e ao Vereador Alfredo, que viabilizou as câmeras para o monitoramento do município.
Finalizou dizendo que as dificuldades estão sendo superadas em conjunto com os esforços e a competência de cada colaborador e que todos os presentes ali contribuem significativamente na participação do sucesso do município.
Logo após, na sede provisória da 5ª Companhia do 8º BPM, em Belmonte, com suas dependências totalmente reformadas pela Prefeitura Municipal de Belmonte.
O Tenente Coronel Anacleto França fez a entrega de duas motocicletas novas que serão empregadas no patrulhamento da cidade.
O evento contou também com inauguração do Vídeo-monitoramento com câmeras de última geração adquirido com recursos oriundos de um convênio institucional entre a Polícia Civil e a Justiça do Trabalho, conseguido através de um projeto do vereador Alfredo Alberceb, aprovado pela Juíza Titular da Justiça do Trabalho de Porto Seguro, Andréa Shwarz.
Além dos juízes, advogados, secretários à cerimônia, estiveram presentes, oficiais da Policia Militar e Civil, o Dr. Valtércio Ronaldo de Oliveira, Desembargador e Conselheiro Nacional do Conselho Nacional de Justiça; e o ex-prefeito de Belmonte Iêdo José Menezes Elias.
Ao final da solenidade, foi oferecido pelo Prefeito Janival Borges um almoço às autoridades presentes.