Só sairemos daqui quando o Governador Rui Costa cumprir a promessa que fez ao povo de Belmonte
Manifestantes fecharam mais uma vez a BA-001 no trecho que liga os municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte na madrugada dessa segunda-feira (20/08). Existem dois pontos de bloqueio, 01 na altura do Km-08 e outro na altura do Trevo do Rio Preto. O objetivo do movimento foi mais uma vez protestar contra as condições do asfalto que está cheio de buracos e cobrar agilidade no processo de licitação para a recuperação da rodovia. Os manifestantes cobram o cumprimento da promessa de que as obras de recuperação da rodovia que começariam no último dia 15/08, conforme acordo que pôs fim ao último bloqueio realizado em julho. Apenas veículos de emergência estão tendo o trânsito liberado.
Nossa equipe ainda na noite desse domingo (19/08) conseguiu entrar em contato com o Prefeito Janival Borges que classificou como precipitada e sem cabimento a atitude dos manifestantes. O gestor colocou que entende a revolta da população, mas ressalta que o processo está em andamento, a licitação já foi finalizada e os representantes da empresa ganhadora do certame estão vindo de Salvador essa semana para escolher o local onde será montada a estrutura para o início da recuperação. “Eu chamei os líderes do movimento essa semana para explicar que a demora foi causada por um pequeno atraso na assinatura do contrato da obra que já foi resolvido. Eles não quiseram conversar e querem resolver as coisas na marra. Eu e o Deado Jânio Natal estamos acompanhando todas as fases do processo e asseguro que a recuperação vai acontecer. Eu sou a favor do movimento e não à imposição de pessoas que querem tirar proveito político da situação impondo radicalismo sem espaço para a negociação.”– Finalizou Janival.
Dessa vez, os manifestantes fizeram um movimento mais organizado, onde foi informado que haverão revezamentos das pessoas no bloqueio e estrutura que fornecerá água, comida e assistência para que o movimento dure por muitos dias até o Governo do Estado iniciar definitivamente a obra. Durante toda a semana os organizadores colheram doações no comércio e dizem que agora estão mais preparados do que em julho. “Nós não queremos que as obras comecem no início de setembro. Queremos que comece agora como foi prometido na última manifestação. Só sairemos daqui quando o Governador Rui Costa cumprir a promessa que fez ao povo de Belmonte.” – Comentou um dos manifestantes.