Com o avanço do Coronavírus no Brasil e com os casos notificados em Belmonte, distritos e povoados do município estabeleceram medidas de prevenção, onde contará com equipe de voluntários e profissionais acompanhando e monitorando a circulação e entrada de pessoas vindas de áreas de riscos. 
A medida foi solicitada pela população a Secretaria Municipal de Saúde com base no enfrentamento ao Coronavírus, mediante a situação pandêmica em que o país se encontra e o risco de surto eminente em Belmonte.

“Estamos fechando algumas entradas principais do município para controle da proliferação do vírus em consonância aos decretos e plano de ação em fusão com a Vigilância em Saúde e Vigilância  Sanitária do Município. Ressaltamos que os esforços serão com a integração de todos e que o isolamento social é  a medida de segurança mais eficaz nesse momento”, destacou o Secretário de Saúde Tarcio Lapa.

Agora, além de Belmonte, em cada entrada dos Distritos de Barrolândia, Santa Maria e Boca do Córrego terá uma equipe de voluntários e da Vigilância em Saúde que prestará orientações sobre o isolamento e estarão verificando de onde as pessoas estão vindo para passar as orientações imprescindíveis a cerca dos cuidados para conter a disseminação do covid-19.