Com muita fé e participação, os católicos de Belmonte, na região sul da Bahia, iniciaram o novenário em louvor à padroeira do município, Nossa Senhora do Carmo.
A festa religiosa é uma das mais antigas da região, a programação inclui celebração de missas e procissão no último dia 16 dedicado a Padroeira.
A noite da terça-feira dia 10 dedicada a Nossa Senhora do Carmo foi pela Câmara de Vereadores e funcionários, que contou com a presença do Prefeito Janival Borges, secretários, vereadores e fiéis.
Teve como celebrante Frei Rui Marques da paroquia de Trancoso(Porto Seguro), tendo como homenageados os profissionais da educação, e finalizou com apresentação da Lyra Popular e Filarmônica 15 de Setembro.
Os agradecimento foi feito pelo vereador Rogério Bahia que em seguida cantou uma música homenageando a Nossa Senhora. 
 
Tradição

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Aelson Matos, a festa mantém a tradição e atrai filhos do Município que moram em outros Estados, além dos devotos da região. “É um período de reencontro e de renovação da fé”, frisou.
A devoção a Nossa Senhora do Carmo foi introduzida com a fundação da paróquia. “É uma festa religiosa que mantém características originais”, disse o prefeito Janival Borges que marcou presença a novena, acompanhado pela sua mãe.. “É uma tradição renovada a cada ano, graças à fé e devoção dos fieis”.