Nem só de Carnaval se vive em Salvador. O aluguel de imóveis na capital, além de lucrativo, também é bastante procurado
 
A busca por um apartamento para alugar em Salvadoré grande e os motivos são inúmeros: a começar pelos seus pontos turísticos incríveis, as comidas típicas deliciosas e, além disso, um índice de qualidade de vida que merece ser destacado.
 
Além disso, a capital baiana também oferece excelentes oportunidades de investimentos baixos, com um alto índice de retorno.
 
O aluguel de casa em Salvador, sobretudo por temporada, é bastante lucrativo para os proprietários de imóveis. 
 
Isso porque a região recebe, anualmente, milhares de pessoas a procura de moradia temporária — seja por estarem se mudando para trabalhar ou estudar.
 
Ainda, há várias datas comemorativas, em que a Secretaria de Turismo da Bahia registra em torno de 500 mil novos visitantes na cidade. 
 
Ou seja, nessas épocas há uma busca altíssimas por todos os tipos de imóveis, inclusive kitnet para alugar em Salvador.
 
Datas comemorativas em Salvador
Abaixo, veja a relação de alguns dos feriados com o volume de procura de apartamentos para locação.
 
Carnaval
No ano de 2016, a capital da Bahia recebeu em média 560 mil turistas, entre estrangeiros e brasileiros. 
 
De acordo com a Secretaria de Turismo, esse número representou o valor total de 840 milhões de reais injetados nos cofres públicos da região. 
 
Em relação aos investimentos em imóveis por temporada na cidade, os números também são empolgantes. 
 
Em Salvador, as instalações de hotelaria tiveram ocupação de 97%. Já nos circuitos do carnaval, como Ondina, Campo Grande e Barra, 100% das instalações foram ocupadas pelos hóspedes. 
 
Festa de Iemanjá
A festa que homenageia a entidade Iemanjá é uma das mais populares dentre todas que ocorrem durante o verão soteropolitano.
 
Nela, tanto candomblecistas quanto adeptos ao catolicismo se unem com o objetivo de colocar oferendas no mar da Bahia. 
 
Também no ano de 2016, o evento atraiu cerca de 400 mil pessoas e, ainda que não seja um número tão expressivo quanto o número do Carnaval, ele continua sendo bem alto.
 
Dessa forma, consequentemente o aluguel de imóveis por temporada na região é impulsionado, especialmente no Rio Vermelho — área onde o evento acontece. 
 
Ano novo
No mês de julho do ano de 2016, metade dos hotéis de Salvador já estavam completamente reservados para o Ano Novo. 
 
Em 2015, a festa de Réveillon recebeu nada mais nada menos do que 1,5 milhão de pessoas. Com isso, 95% de todos os quartos e estabelecimentos da capital baiana ficaram ocupados. 
 
O antigo Circuito Dodô, agora nomeado como Daniela Mercury, localizado em Campo Grande, é um dos mais visitados por quem possui interesse em alugar uma casa em Salvador.
 
Quais são os bairros mais procurados de Salvador?
Embora a cidade esteja sempre cheia em datas comemorativas e durante o verão, há bairros que os turistas parecem preferir tanto na alta quanto na baixa temporada. Veja quais são eles, abaixo.
 
Barra
Embora também possua alternativas mais econômicas, a região também dispõe de apartamentos e casas de alto padrão. 
 
O local ainda detém de opções que proporcionam a facilitação em relação ao deslocamento e vários tipos de turistas são atraídos por ele.
 
Pelo bairro estar incluso no roteiro do Carnaval, na alta temporada ele está sempre lotado. Assim, quem é dono de um imóvel na Barra tem sempre garantia de renda.
 
Rio Vermelho
A região do Rio Vermelho é boêmia e, por consequência, bastante conhecida por sua característica vida noturna.
 
O bairro é o predileto de jovens que têm a intenção de alugar imóveis pequenos, como kitnets, em Salvador.
 
Ademais, suas praias esplêndidas também contribuem para que haja muitas visitas no decorrer de todo o verão. 
 
Centro histórico
O Carmo e o Pelourinho, situados no Centro Histórico de Salvador, são os espaços mais tradicionais e antigos da cidade, repletos de casarões e prédios. 
 
Para quem pretende visitar os pontos turísticos de Salvador e não quer ter que fazer grandes deslocamentos, essa é a melhor região para se hospedar. 
 
Inclusive, o local é muito frequentado pelos turistas estrangeiros. No entanto, o preço do aluguel — mesmo em baixas temporadas — é de cerca de 400 reais por dia.
 
Logo, apesar de rentável, adquirir um imóvel nessa região requer um investimento bem elevado. 
 
Alphaville
Alphaville é um bairro que dispõe de uma localização privilegiada, pois está situado entre o Centro Administrativo da Bahia e o Aeroporto Internacional de Salvador. Assim, ele se destaca devido ao seu comércio e a sua infraestrutura.
 
O maior diferencial é o fato do bairro estar situado em uma localização planejada. Os maiores benefícios disso, além da infraesturura, são o fato de haver uma maior segurança no local e da documentação dos imóveis serem transparentes. 
 
Assim, ao adquirir um apartamento no bairro, o futuro proprietário não terá nenhum problema nesse sentido.
 
Dicas para investir em imóveis na capital baiana
Confira algumas dicas para garantir que o seu investimento em Salvador tenha um excelente custo-benefício e traga bons frutos. 
 
Conheça o local
Mesmo se o seu foco for alugar o apartamento por temporada, questões como a localização e a infraestrutura do bairro facilitam a transação e também valorizam o bem.
 
Escolha o tipo de imóvel
Antes de começar a buscar o imóvel, defina qual é o tipo que se adequa às suas expectativas e, principalmente, que cabe no seu bolso.
 
Para isso, todos os fatores devem ser levados em consideração. Os principais deles, são: o valor do IPTU, o custo mensal do condomínio, a localização, a área de lazer e as medidas.
 
Dê preferência a imóveis menores
Há muitas vantagens envolvidas na compra de imóveis de tamanhos reduzidos. 
 
Além de terem um preço menor do que os demais, eles atendem às necessidades tanto de quem está em busca de um imóvel para alugar por temporada, em feriados e festas, quanto de quem pretende morar de fato na cidade, mas passa o dia fora trabalhando e estudando.
 
 
Esses são os principais fatores que explicam porque Salvador é tão concorrida na busca por imóveis para alugar. Assim, proprietários de imóveis precisam pensar em estratégias para conquistar seus clientes rapidamente, enquanto os locatários devem pesar o que é mais importante em um imóvel que desejam alugar.