Castigado pela enchente das mares, a praia do mar moreno, vive hoje um outro drama: a falta de investimentos na sua infraestrutura e, por consequência, queda do turismo.
A grande reclamação de determinados quiosques que sobraram do comércio da praia se resume na falta de atrações musicais principalmente nos finais de semana como acontece nas praias do litoral da Costa do Descobrimento, o que estaria provocando a evasão do turista e até moradores.
Belmonte possui a maior estrutura artística em forma de um guaiamum do mundo. O crustáceo mede 8 metros de altura e possui um dispositivo que aciona quando a pessoa se aproxima ao qual imita seu ato de defesa, que seria o jato que ele dispara quando se sente ameaçado. A escultura  foi feita pelo artista Miguel Bustos
O turista até que vem em Belmonte, mais quando ver a falta de tudo aquilo que houve falar da nossa cidade, simplesmente fica decepcionado.
Em Julho de 2008 foi feita em Belmonte a maior Moqueca do mundo. O evento foi realizado numa quadra de esporte e a panela usada foi confeccionada pela artesã Dona Dagmar.
O carnaval esta ai, e precisamos preparar nossa cidade para receber o turista que vem ver de perto o maior arrastão carnavalesco da região.
Belmonte possui atrativos naturais de uma uma beleza incomparável. Considerado um dos pôr do sol mais bonito do Brasil, também podemos citar o Rio jequitinhonha, a barra do Peso e as praias. Alguns desses atrativos chegam a ter uma beleza exótica, como  o caso da Praia do Sul, Praia do Mar Moreno e Praia do Garuzau.
Produto para o turista Belmonte tem, só falta um pouco de coerência aos responsáveis pela beleza que a cidade tem.