O Prefeito Janival Borges realizou uma reunião com os vereadores, secretários, administradores e lideranças políticas para expor o diagnóstico econômico do atual trimestre e discutir toda a crise financeira enfrentada pelo país que está refletindo nos municípios e reduzindo em 30% as suas arrecadações devida à greve dos caminhoneiros e aos acordos feitos pelo Governo Federal para acabar com o movimento. A redução nos impostos sobre o diesel criou um rombo nas finanças federais que acabou repercutindo nos repasses aos municípios para as áreas da saúde, educação, segurança pública, entre outros vários serviços essenciais à população. “Nós temos uma queda de 30% no Fundo de Participação dos Município. Também temos a sinalização de redução nos repasses da saúde, educação, ação social, segurança pública e em praticamente todas as áreas de atuação no governo. Temos tempos muito difíceis pela frente.” – Pontuou o prefeito.

 

WhatsApp Image 2018-06-04 at 10.19.13 PM (2)

Concluindo a exposição dos dados contábeis, o Prefeito Janival Borges colocou que a melhor decisão é priorizar recursos para os serviços essenciais como a garantia do pagamento do pessoal em dia, investimentos em educação, limpeza e manutenção dos bens públicos, especialmente garantir os investimentos da saúde. Diante disso, e com a concordância de todos os presentes, ficou decidido que Belmonte, a exemplo de vários outros municípios, irá reduzir expressivamente os investimentos públicos nas realizações dos festejos juninos na cidade, disponibilizando recursos, com muito sacrifício, apenas aos objetos tradicionais que contem com a ampla participação da comunidade. O Prefeito ainda salientou que reconhece a importância da festa porque movimenta a economia, gera empregos diretos e indiretos e aumenta o fluxo turístico. “Eu sei que essas festas são extremamente importantes, mas o cenário financeiro não nos deixam outra alternativa, mesmo com os convênios estabelecidos com o Governo do Estado conseguidos graças ao empenho do Deado Jânio Natal. Esses poucos recursos serão usados nas manifestações culturais da nossa comunidade. Ou fazemos esse esforço ou não teremos condições de garantir o funcionamentos dos serviços essenciais.” – Colocou o gestor.

mosaico_reducaosaojoao

O Prefeito Janival Borges finalizou dizendo que conta com a colaboração de todos e que acredita que no próximo ano as coisas melhorem e o município consiga condições para investir no brilho, na beleza e na animação que toda a população belmontense merece.