Para o prefeito Janival, que presenteou  os visitantes com uma bandeira da cidade, essa visita é importante para que haja esse intercambio de ligação entre as cidades , e estimule mais turistas a visitarem e conhecerem as belezas e os encantos de Belmonte.

Mais de 500 anos após a chegada de Cabral em terras brasileiras, mais um português, descendente do navegador, se encanta com as belezas de Belmonte.

Vasco Maria d´Dorey de Figueiredo Cabral de Câmara – o Conde de Belmonte – esteve na cidade acompanhado da esposa Ana Isabel Pinto Vasto de Novais Ataíde de Câmara, casados há 30 anos.

O Casal foi recebido pelo Prefeito Janival Borges , secretários e vereadores, no gabinete na Prefeitura de Belmonte, onde ficaram encantados com o prédio e toda arquitetura dos casarios antigos  da cidade.

Eles visitaram ainda os principais pontos turísticos a cidade, como  as praias da Barra do Peso, os Manguezais, o Guaiamum gigante, filarmônicas , praças e visitaram também a cerâmica XIV irmãos onde conheceram dona Dagmar , a mais conhecida artesã local.

Foi apresentado os vereadores e secretarios que os acompanharam durante a visita no municipio.