No fechamento das nominatas dos partidos políticos e com o prazo final da janela partidária para mudança de partido, o prefeito janival liberou sua base de vereadores e secretários para escolherem onde querem ficar.
 
Os parlamentares aproveitaram o prazo da janela partidária que foi até sábado (04/04) e migraram sem perder o cargo ou sofrer punições. A data marca os seis meses que antecedem o pleito.

O grupo político do prefeito Iêdo Elias, pré-candidato a prefeito pelo PSD(55) ficou com 9 dos 11 vereadores da casa. Somente Beto e Idinho optaram para o grupo do pré-candidato Bebeto Gama da legenda do PP(11).
 
A decisão pelo uso da janela partidária leva em conta uma das principais alterações nas regras eleitorais das eleições de 2020 que é o fim das coligações para a disa proporcional. Com ela, cada partido deve formar sua própria chapa de vereadores para sozinha tentar alcançar o quociente eleitoral. Isso pode imprimir uma nova dinâmica nas eleições e no interior dos partidos. As direções partidárias terão que fazer uma seleção dos seus mais competitivos candidatos para lançá-los, sem que eles concorram com outras candidaturas do mesmo partido.