A Secretaria Municipal de Ação Social desenvolve neste período carnavalesco a Campanha de Enfretamento e Combate à Violência Contra Crianças e  Adolescentes.
E nessa quinta-feira (08/02) as ruas de Belmonte ficaram lotadas de pessoas que participaram do Bloco Disque 100 realizado pelo CREAS, CRAS, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente),CONSELHO TUTELAR e SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
A Exploração Sexual é caracterizada pela utilização de meninos e meninas com a finalidade de obter lucro, mas também envolve casos de pornografia infantil, turismo sexual, assédio sexual na Internet, incentivo ao uso de drogas etc..
.
Um grande número de pessoas lotou as ruas para pular ao som das marchinhas de carnaval. O evento acontece todos os anos antes do Carnaval de Belmonte com o intuito de alertar as pessoas quanto aos direitos da Criança e do Adolescente.

Nossa prioridade é alertar as pessoas, principalmente durante esse período de Carnaval e quebrar o silêncio para que essas chagas da nossa sociedade possam enfim acabar. 

Belmonte está atualmente com a triste realidade de índice de exploração sexual infantil. Não feche os olhos para esse acontecimento. DISK 100 e denuncie qualquer tipo de exploração contra nossas crianças e adolescentes.estaremos funcionando durante todo o carnaval e que ações em conjunto com as forças policiais estarão acontecendo para coibir qualquer abuso que aconteça. Disse Claudio, Secretário Municipal de Assistência Social.