Inaugurada oficialmente através de LIVE na tarde desta segunda-feira (29), a nova Unidade de Atendimento Amália Menezes  Elias no município de Belmonte voltada para atendimentos e triagens de pessoas suspeitas de casos do Covid-19. O local contém leitos de emergências, leitos de observação, leitos de isolamento e uma central de triagem para os casos de síndromes respiratórias.

Para o prefeito de Belmonte, Janival Borges, que esteve presente durante a inauguração oficial da Unidade, Belmonte segue em um trabalho contínuo no combate do Coronavírus no município. “A nova Unidade de Atendimento Avançado é um espaço que vem de encontro ao que nós buscamos: conter o avanço desse vírus em nosso município”, afirmou o Prefeito.

Em posse da palavra o Parlamentar Jânio Natal saudou a todos em especial aos moradores do Bairro Bom jardim e São Benedito que estão recebendo uma obra de tamanha importância. Falou do empenho do Prefeito Janival na realização da obra e das dificuldades enfrentadas pelo mesmo logo quando assumiu a gestão, disse: "Você que tem passado muitas dificuldades no município pelas circunstâncias que você pegou o município completamente abandonado. A  saúde horrível, toda distroçada e você com a sua competência, seu dinamismo, sua responsabilidade e seu compromisso com a saúde, hoje estamos tendo o prazer de ver esse PSF que o senhor montou juntamente com o Secretario Tarcio para servir de um centro de apoio ao combate a esse vírus que tanto está matando nosso povo. Eu só tenho que dar os parabéns e dizer pra você prefeito que eu estou a sua disposição, a disposição de Belmonte para dar de mim tudo aquilo que tiver ao meu alcance", comentou Jânio Natal.

O paciente que chegar até a Unidade com sintomas de síndromes respiratórias, deve encaminhar-se até o centro de triagem da Unidade para a avaliação por profissionais já preparados e treinados para os atendimentos, é o que explica o secretário de Saúde, Tarcio Lapa. “Todas as síndromes respiratórias vão vir para cá e vão ser triadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão dar o destino correto para esse paciente. Esse paciente vai ficar em isolamento em casa, de 7 a 14 dias, caso seja caso leve. Se precisar fazer um exame de testagem rápida, será o profissional médico, enfermeiro, desta Unidade, que vai dar esse encaminhamento”, explicou o secretário.

Estiveram presentes durante a inauguração oficial da Unidade com poucas pessoas, respeitando o distanciamento social, médicos e representantes do Executivo, e também a presença virtual do parlamentar estadual Jânio Natal.

A nova Unidade de Atendimento Amália Menezes Elias está localizado no Bairro Bom Jardim.