Prefeitura de Belmonte pro capacitação no Cultivo da Pimenta do Reino Dando seguimento ao cronograma e de capacitações ao homem do campo, a Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Belmonte, realizou um treinamento em Cultivo da Pimenta do Reino para os agricultores da Associação Buraco do Bicho.
O curso foi ministrado pelo Técnico Agrícola da CEPLAC de Itamaraju, Jorge Saraiva, profissional de larga experiência, entre os dias 21 e 23 deste mês. Os produtores aprenderam sobre a origem e botânica da planta, as formas de propagação e plantio, a adubação, os tratos culturais, as diferenças entre as diversas variedades existentes no mercado, a escolha de uma boa muda, preparo da área para plantio, dentre outros assuntos.
Durante o curso, várias propriedades da região foram visitadas, para que os produtores pudessem observar na prática os assuntos teóricos abordados. Também foi visitado o viveiro Bacelos, do casal Desidério e Paulina, além da fazenda Ecopalm, onde um modelo de secador solar fez muito sucesso entre os agricultores. “Queremos que a prefeitura, através da sua Secretaria de Agricultura, possa se fazer sempre presente na vida dos agricultores, trazendo cursos de capacitação e colaborando para que a zona rural tenha o seu devido respeito”, enfatizou o Presidente da Associação, Sr. Oraldo, que agora vai fazer seu plantio de pimenta depois que recebeu as orientações e tirou suas dúvidas.