Durante todo o dia da ultima quinta-feira, 26, o PSF IV em Barrolândia realizou o movimento conhecido como Outubro Rosa buscando estimular a participação da população no controle do câncer de mama, prondo a conscientização sobre a doença e enfatizando a importância da prevenção e dos cuidados entre as mulheres. Foram realizados, 92 testes rápidos sendo dois positivos para a sífilis, 52 mulheres vacinadas contra diversas doenças, 42 solicitações e coletas para exames hormonais, 25 atendimentos para omédico ( solicitação de mamografia).
A comunidade contou ainda com as palestras sobre o Câncer de Mama com a Enfermeira Débora Rosa e a importância da atividade física na prevenção do câncer de mama - Fisioterapeuta Joana. Também foram ofertados serviços de beleza, tais como, corte de cabelo, penteados, escovas e designer de sobrancelhas.
A primeira dama do município D'ajuda Borges falou em nome do prefeito Janival que apoia o evento é fica feliz com a iniciativa, mas que ele não pode estar presente por que participa hoje de uma manifestação nacional dos prefeitos em busca de melhorias na administração pública.
O secretário Tarcio Andrade, representado por Valéria Carvalho, também estava cumprindo agenda política mas mandou votos de um dia proveitoso e que a população feminina se empodere cada vez mais do seu auto cuidado e busque os serviços de saúde como forma de prevenção, finalizou transmitindo os votos do secretário e do prefeito de sinceros agradecimentos a todos os envolvidos na organização do evento. O tumor na mama é o segundo mais frequente no mundo entre as mulheres, ficando atrás apenas do colorretal, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar do alto risco da doença, se descoberta precocemente, a chance de recuperação chega a 95%. O câncer de mama pode ser detectado ainda na fase inicial, em grande parte dos casos. Isto aumenta as chances de tratamento e cura. Por isso, a campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Além de funcionários e moradores o evento contou com a participação dos vereadores Armando e Keke.