Neste mês, a Prefeitura de Belmonte está intensificando as ações de saúde no município com foco no público masculino. Estas ações fazem parte da programação do Novembro Azul na cidade.
O mês é dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de próstata. Este tipo de câncer é a quarta causa de morte no Brasil, correspondendo a 6% do total de óbitos por este grupo.

Durante todo o dia 25 foram realizadas diversas ações na Escola Dr. José Teixeira de Freitas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, cujo evento recebeu o nome de I Feira de Saúde do Homem.
Foi feito um dia de lazer com prevenção para a população masculina com idade superior a 40 anos. Serviços como coleta de exames hormonais (PSA, Tireóide e Testosterona), teste de Glicemia, aferição de pressão arterial, testes de HIV, Sífilis e Hepatites virais e atualização da caderneta de vacina.

Além de se informarem sobre a saúde do homem com palestras ao longo da manhã, os homens também se divertiram com um campeonato de dama e dominó, serviços de massagem e cabeleireiro e sorteio de brindes.
O Secretário de Saúde Tárcio Andrade relembrou que os sintomas mais comuns do câncer de próstata são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. “Agradeço novamente a todos os envolvidos e um agradecimento especial a Janival pelo apoio que a prefeitura nos deu para realizar esse evento e os demais que ainda estão por vir e ao Deado Jânio que também nos apóia em tudo que diz respeito a melhorar a saúde da população de Belmonte” completou o secretário.

O próximo evento será em Barrolândia no dia 28/11 e todos os homens da localidade estão convidados a participar desse momento de prevenção e descontração.