Aconteceu no último dia 28 de julho, em Porto Seguro, o primeiro encontro dos produtores de palmito da costa do descobrimento promovido pela Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia - Coopalm.
O presidente da coopalm, senhor Abelardo, expôs para os produtores o cenário atual da cadeia do palmito no Brasil, mencionando a importância do território Costa do descobrimento para a consolidação dessa cadeia de produção.

A maioria dos produtores presentes no evento são de Belmonte, onde o palmito de pupunha se desenvolve com bastante facilidade, uma vez que a região apresenta clima e solo propícios  para o cultivo da referida palmeira.

O presidente da cooperativa falou ainda que está planejando, junto à Secretaria de Agricultura de Belmonte, uma ação conjunta para fortalecer ainda mais os produtores de palmito do município.
Também presente no evento, o Secretário de Agricultura de Belmonte, Francisco Lopes, disse que já atuou vários anos diretamente com o cultivo do palmito, e tem como meta fazer cumprir o Plano de Governo do Prefeito Janival, fortalecendo cada vez mais a Agricultura do município, principalmente a agricultura familiar, gerando emprego e renda para a região, e fazendo com que a sociedade valorize mais o homem do campo