O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Belmonte recebeu na manhã da última quarta-feira (16/04) um kit contendo diversos livros adquiridos pelo Programa Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) – Criança Feliz /Belmonte . O material foi entregue à Secretaria de Assistência Social do município, representada pelo Secretário Claudio Soares e para a Coordenadora do CRAS Vanderleia Fontolan.

WhatsApp Image 2018-04-17 at 09.03.39 (1)

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Fundação Itaú Social firmaram uma parceria para fazer com que o acervo chegue às famílias que mais precisam para apoiar o desenvolvimento das crianças.Cada uma das famílias beneficiárias do programa terá acesso aos livros , por meio dos visitadores, um kit com dois livros infantis. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, os exemplares serão uma oportunidade fundamental para os pais estimularem o desenvolvimento dos filhos. Ele destacou também que a ação contribui para reduzir as diferenças na aprendizagem das crianças mais pobres. Além disso, o mesmo informou que pesquisas mostram que o fator de maior impacto no desenvolvimento cognitivo, depois da escola, pode ser a leitura com os pais.

WhatsApp Image 2018-04-17 at 09.03.39

Para o Sr. Raí Cruz – Assistente Social, Supervisor Municipal do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz / Belmonte, a iniciativa busca transformar vidas resgatando a alegria do brincar e construir. “O que queremos é fortalecer o papel social e os vínculos familiares e comunitários buscando articular de forma intersetorial as demandas que surgirão ao longo das visitas realizadas pelas equipes às famílias atendidas”. O mesmo ainda relatou que todos os trabalhos estão sendo embasados nos três pilares que permeiam as políticas do SUAS, que são: Eficiência, Eficácia e Efetividade. Finalizando, Raí Cruz , comentou que essas atividades em parceria com outras políticas de assistência social visam buscar melhorias na qualidade dos serviços prestados à comunidade.