Projeto Saúde da Escola atende alunos do Colégio Municipal Antônia Porto.

mosaico_antoniaportosaude2

Na ultima quinta-feira (30/08) a Prefeitura de Belmonte realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma edição do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa visa a integração e articulação permanente entre a educação e a saúde através da formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção aos cuidados para a saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças. 36 escolas do município estão pactuadas e assistidas pelo Programa, incluindo as escolas da Zona Rural e Creches.

WhatsApp Image 2018-08-30 at 5.09.10 PM

Nessa edição a unidade escolar atendida foi o Colégio Municipal Antônia Porto, localizado no Bairro da Visgueira, onde os profissionais de saúde fizeram palestras com as crianças abordando temas como: Cuidados com a saúde bucal através de uma boa prática de escovação e aplicação de flúor, ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, prevenção da violência e acidentes, promoção de segurança alimentar e nutricional, entre diversos outros temas. A Polícia Militar também participou do evento, onde o Soldado Elivan Marques Dórea ministrou uma palestra, que foi muito elogiada, sobre os perigos do uso e do tráfico de drogas, onde as crianças aprenderam sobre os efeitos que os entorpecentes causam no organismo, bem como, a violência e as consequências da venda ilegal dessas substâncias.

mosaico_antoniaportosaude

O Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, conversou com nossa reportagem sobre o Programa Saúde na Escola e colocou que a iniciativa tem acumulado ótimos resultados. “É uma iniciativa muito importante porque as crianças se tornam agentes multiplicadores das ações, ensinando os seus familiares as boas ações e até os amiguinhos na rua. Também ressalto a importância da cooperação da Policia Militar que, com certeza, se tornou uma grande parceira que somou muito no resultado final dos trabalhos realizados.” – Finalizou o Secretário.