A Prefeitura de Belmonte, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul nos postos de saúde da cidade. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. 
Nesta terça-feira dia 14 e quarta-feira, 15, foi a vez das Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria e Boca do Córrego realizar a sua ação. Durante toda a programação, foram ofertados testes rápidos para Sífilis e HIV, além de consultas médicas para os homens da comunidade.                                                                                                                                                                                                                                                        

Os profissionais da unidade organizaram, ainda, a atividade “sala de espera”, com mini palestras sobre o câncer de próstata, enquanto os pacientes aguardavam atendimento.
Foram coletados 39 exames de PSA em Santa Maria e 41 em Boca do Córrego. O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens que não tem sintomas e serve como parâmetro par solicitação de novos exames que vão confirmar ou excluir o câncer.  
“As mulheres deram um no outubro Rosa e agora é a nossa vez de mostrar que também estamos atento à nossa saúde. Não estamos em um momento bom com relação a economia, que é um problema nacional, mas não podemos perder o foco de administrar com o que temos de disponível. É preciso se empenhar ainda mais no momento de crise para que quando ela passar os impactos negativos sejam o mínimo possível. Quero agradecer a todos que se emprenharam e mesmo diante de tantos problemas estão com o pensamento voltado para uma assistência de qualidade” falou o prefeito Janival. 

Para o Secretário de Saúde Tárcio Andrade essas ações pontuais são para lembrar que ao longo do ano o homem pode procurar a unidade de saúde e cuidar da saúde de forma preventiva. “Não podemos esquecer que além do câncer de próstata temos outras doenças que também afetam a população masculina e precisam ser acompanhadas, como por exemplo, HIV, Sífilis, hipertensão e diabetes. Agradeço a todos os envolvidos e peço união nesse momento que estamos vivendo” completou o secretário.
As ações do Novembro Azul seguem até dezembro no município. Dia 25 as Unidades Básicas de Saúde de Belmonte terão seus atendimentos voltados para a população masculina da cidade.