A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de uma equipe de voluntários da área de oftalmologia estará realizando o programa ”Visão Sem Fronteiras” no município. O programa que visa atender em média 800 pessoas, e acontecerá em duas etapas.
A primeira etapa será nos dias 26 e 27 de agosto, com a triagem dos pacientes na sede da Colônia de Pescadores Z21 em Belmonte e abarcará o público informado pelas unidades básicas de saúde.
Na segunda etapa, prevista para os dias 02 e 03 de setembro os pacientes contarão com acesso a hora marcada para a realização dos exames oftalmológicos. Os exames serão realizados por médicos oftalmologistas e por uma equipe capacitada para esse de mutirão. 
O secretário de saúde Tárcio Lapa explicou que essa parceria visa diminuir a fila de espera por essa especialidade. “Os pacientes serão atendidos por profissionais que irão prescrever desde a receita para confecção de óculos de grau até diagnóstico de catara ou glaucoma, por exemplo. Sabemos que a demanda é grande e a rede da nossa regional não tem como atender a todos então, esses mutirões acabam se tornando essenciais” completou o secretário.
 
“Sabemos que é preciso fazer muito mais através de articulações como essa. A prefeitura está aqui para apoiar no que for necessário e fico muito feliz em saber do que ganho que teremos e da melhoria que esses representam na qualidade de vida da pessoas” falou o Prefeito Janival Borges.
Os interessados devem ter mais de sete anos de idade e devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para cadastro e agendamento do dia da triagem.