A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã do dia 19 de abril de 2018, no auditório da câmara de vereadores de Belmonte, Fórum de Educação. Coordenado através do secretário Municipal de Educação, contou com 51 participantes, dentre eles; gestores, coordenadores e articuladores, e convidados do Município de Belmonte.
No Fórum, que se caracteriza por ser um espaço de discussão produtiva e democrática, com finalidade oferecer à sociedade educacional de Belmonte, compreensão e a reflexão crítica e construtiva sobre as perspectivas e os desafios dos Programas lançados: Concurso Literário; Programa Escolas Conectadas; Programa Novo Mais Educação; Programa Mais Alfabetização; Programa Formação pela Escola; Gestão de Recursos Financeiros.
Programa Formação pela Escola- Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE. O mesmo é modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE, em parceria com estados e municípios.
O Formação pela Escola é composto, atualmente, pelos seguintes cursos: Competências Básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa de Transporte Escolar ( PTE); Programa do Livro  (PLi); Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE); Fundeb; Controle Social; Sistema de informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope); e Censo Escolar. Participam cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento e prestação de contas.