Solenidade na Câmara de Vereadores de São Paulo, firma parceria de intercâmbio cultural entre Belmonte e Portugal, por intermédio do Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo, que visa a integração de todos os países de língua portuguesa, assim como a valorização e desenvolvimento das suas culturas, histórias e memórias, destacando ações como a construção de roteiros culturais e gastronômicos, publicações de livros literários e de pesquisa, festivais culturais e etc… sempre com o intuito de integrar os países de língua portuguesa e sobretudo mantê-la cada vez mais viva.
 
 
Representando a Prefeitura de Belmonte, esteve presente o Secretário de Cultura e Turismo, Herculano Assis, onde oficializou a entrada de Belmonte no maior projeto de intercâmbio cultural dos povos de língua portuguesa já elaborado entre as nações que fazem da língua portuguesa a sua pátria.
Estiveram presentes na solenidade, embaixadores, cônsul, vereadores de São Paulo, parceiros do projeto, como a associação comercial de São Paulo Paulo e em especial, Nika Gomes, tutora do aclamado projeto.
No seu discurso, Herculano Assis enfatizou a importância de pesquisar a língua portuguesa como um ato de desvendar e redescobrir a identidade nacional. “O ingresso de Belmonte em tão grandioso projeto, cria um atalho para conduzir a nossa importância, nossa beleza e força cultural para o mundo. Como cidadão, nasci destinado a ter duas razões na vida, uma delas é a literatura é a outra é essa terra chamada Belmonte.” – Completou o Secretário.