O Sábado  em Belmonte foi marcado pelo evento V Noite da Beleza Negra. O evento aconteceu na praça da Bandeira tendo como principal objetivo a exaltação da mulher negra.
O desfile foi conduzido pelo Mestre de Cerimônia Moises Sant'Ana, convocando a junta de jurados para compor a mesa.
As juradas Priscila (Rainha da Cavalgada) e Mara Sunshine (Miss Porto Seguro) fizeram as honras e entraram desfilando e mostrando toda a elegância e beleza da mulher negra.
Em seguida foi dado início ao evento com o desfile da ala infantil da beleza negra.
As crianças demonstravam atitude e empoderamento em seus trajes e esbanjavam charme e alegria na passarela.
Em continuidade os demais participantes desfilaram cheios de muita atitude com seus trajes étnicos, pinturas corporais e penteados esbanjavam beleza, carisma e muito empoderamento. O público presente em apoio aos candidatos  gritava e aplaudia calorosamente cada um dos participantes. O desfile  foi bem concorrido e no final ficou assim:
 
1º - Janine
2º - Adrielly
3º - Marcel
4º - Marlene
5º - Josiele
"Estou feliz e agradeço a cada um de vocês.  Peço desculpas por algumas coisas que tivemos que superar para que tudo ficasse ainda mais perfeito. Quando vi cada uma de vocês na passarela, tive a certeza  que NÓS NEGROS estamos  conseguindo avançar cada vez mais na sociedade rumo ao respeito por NOSSA cor. Orgulho cada vez mais dos meus alunos e hoje dos filhos e netos dos meus alunos. Estarei a disposição sempre para ajudar no que for preciso para o sucesso total de cada um de vocês. AMOR de NEGRO é bem maior, disso eu tenho certeza. E confirmei isso nesse desfile. Continuaremos sim um NEGRO gozado como já dizia meu avô Julião São Pedro.
O Complexo Cultura Afro de Belmonte agradece a todos que contribuíram para o sucesso total do evento, em especial a todos os nossos colaboradores e patrocinadores ". Comentou a Professora Nifia Andrade, organizadora do evento.