A Prefeitura de Belmonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município está em Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites. Todos os jovens estão sendo convocados a comparecer aos postos de saúde para serem imunizados.

Devem receber a dose contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a faixa etária de imunização contra a meningite C foi ampliada e passa a ser de 11 a 14 anos.

O Secretário municipal de Saúde, Tárcio Lapa, explicou que a vacina estará disponível o ano inteiro para adolescentes e não em um período pré-definido. “A campanha será de esclarecimento e conscientização para que o público alvo compareça aos pontos de vacinação. Lembro que todas as unidades de saúde de Belmonte estão aptas a realizar a imunização e que a comunidade da zona rural também terá acesso a vacina através da equipe itinerante” enfatizou o secretário.

No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres associados à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuídos à infecção, principalmente pelo subtipo 16.