Os gestores municipais das 38 cidades participantes do Prêmio Prefeito Empreendedor conheceram os vencedores de 2018 durante cerimônia realizada na última quarta-feira, 28 de novembro, no centro de convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. Foram contemplados os municípios de Irecê, Souto Soares, Madre de Deus, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves.

A décima edição da honraria premiou os melhores projetos nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

O prêmio reconhece ações dos municípios que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a premiação é uma forma de reconhecer o trabalho dos prefeitos e incentivar os municípios no fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento local.

“Trabalhamos os eixos temáticos junto ao programa Cidade Empreendedora para que os municípios criem condições de atender às demandas das micro e pequenas empresas. Esse esforço é para a melhoria das políticas públicas do voltadas para esses empreendimentos que, na grande maioria, é a principal atividade econômica da cidade. O Prêmio Prefeito Empreendedor é o reconhecimento do trabalho dos gestores na melhoria da saúde, educação, desburocratização, dentre outras áreas”, afirma.

Para o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade, vencedor em duas categorias, este reconhecimento faz parte de uma série de prêmios que o município tem recebido e será um orgulho para os munícipes, principalmente por lidar diretamente com a autoestima da população.

“Um dos nossos projetos, a Uniativa, que é a Universidade Empreendedora da 3ª Idade, busca ressignificar as pessoas acima de 50 anos, quando o mercado de trabalho começa a fechar as portas, e elas começam a ver um outro significado nas suas vidas. Estou muito feliz e agradeço ao nosso povo de Madre de Deus. Temos recebido prêmios e medalhas pelo país inteiro e eu sou mais um. Isso nos deixa muito orgulhosos”, completa.

Além da participação na edição nacional do Prêmio, em 2019, os municípios dos projetos vencedores terão a oportunidade de implantar o Programa Cidade Empreendedora, para os que ainda não possuem, e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.

Comissão julgadora

Com o objetivo de tornar a análise dos projetos mais dinâmica e com diferentes visões, o Sebrae apostou em uma comissão julgadora que abrangesse diversos segmentos. Neste ano, participaram da comissão representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Caixa Econômica Federal, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Integraram também o júri a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Junior Achivement, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Unifacs, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Durante o processo de julgamento, o grupo foi orientado pelo Sebrae sobre os critérios, as abrangências e os objetivos que os projetos precisariam atender.

 

Confira a relação dos municípios vencedores em cada categoria:

 

Empreendedorismo na Escola – Irecê (Prefeito Elmo Vaz)

Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico – Souto Soares (Prefeito André Luiz Cardoso)

Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI – Madre de Deus (Prefeito Jeferson Andrade)

Desburocratização e Implementação da RedeSimples – Guanambi (Prefeito Jairo Magalhães)

Pequenos Negócios no Campo – Brotas de Macaúbas (Prefeito Litercílio Júnior)

Inovação e Sustentabilidade – Madre de Deus (Prefeito Jeferson Andrade)

Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios – Castro Alves (Prefeito Thiancle Araújo)

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia